![]() |
O meu querido pãozinho integral, sem gluten e sem lactose. Compro os meus no Mundo Verde. |
Por que sem glúten ?
Muitos devem ter reparado que o programa alimentar que eu botei no ultimo post não incluía alimentos com glúten nem com lactose, mas por quê? Por que sofrer sem poder comer as massas, pães e o leitinho de cada dia?Essa dieta que eu estou seguindo é uma dieta de desintoxicação e o glúten e a lactose foram excluídos apenas por se tratarem de substancias que podem ser inflamatórias ao organismo. Para explicar melhor segue um texto que eu achei bem interessante.
O Glúten
O glúten é uma proteína que está naturalmente presente em cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados. “É ele que dá elasticidade e ajuda a massa a crescer”, explica a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde. “Porém é considerada uma proteína de difícil digestão”, alerta a nutricionista Natália Dourado, coordenadora do 2° Glúten Free São Paulo, evento voltado à alimentação sem glúten, que ocorreu em São Paulo em maio.
Há quem defenda que o glúten pode se tornar prejudicial para o organismo de qualquer pessoa e não apenas para quem sofre de doença celíaca – desordem autoimune causada pela intolerância permanente ao glúten.
Por que alguns nutricionistas recomendam o consumo de alimentos sem glúten até para quem não tem intolerância a ele?
O glúten é uma proteína altamente alergênica e seu consumo pode causar sintomas que vão desde constipação intestinal até ganho de peso. “Como muitas vezes é uma alergia leve, a pessoa não será diagnosticada como sendo portadora da doença celíaca. Nesses casos, a retirada do glúten pode ajudar na melhora dos sintomas”, diz Bruna Murta.
“Vale lembrar que o glúten não é uma proteína essencial para o organismo. Portanto, quando há a necessidade de retirá-lo da dieta, nenhuma grande conseqüência é gerada”, completa Natália Dourado.
Ingerido em excesso, o glúten pode causar diminuição da produção da serotonina e levar a um quadro de depressão?
“Alguns estudos demonstram que o excesso de glúten pode estar associado à diminuição da produção de serotonina (hormônio do bem-estar), levando a quadros de depressão , pois ele tem ação tóxica ao cérebro causando inclusive distúrbios comportamentais como alteração do humor, agressividade, enxaqueca e falta de concentração. Apenas não se sabe ao certo como isto acontece”, responde Natália Dourado.
O glúten pode estar associado à obesidade?
Algumas pessoas podem apresentar uma leve intolerância ao glúten, não sendo diagnosticadas como celíacas. Porém, elas podem apresentar sintomas como inchaço e alteração da sensação de saciedade. O glúten pode ainda alterar a capacidade da absorção de nutrientes, por causar lesões no intestino que diminuem a absorção dos alimentos. Isto causa falhas no metabolismo, que passa a funcionar de maneira irregular e contribui para o ganho de peso, dizem as especialistas.
Por que algumas pessoas têm intolerância ao glúten?
As causas podem ser genéticas ou orgânicas (permeabilidade intestinal alterada). Estudos apontam que crianças que têm introdução precoce ao glúten (antes de um ano de idade) têm maiores chances de desenvolver a doença celíaca ou hipersensibilidade ao glúten.
![]() |
Biscoito delicia de chocolate sem glúten e sem lactose |
Pra quem gostou segue link da reportagem na integra : Dossiê Glúten
Mais tarde mandarei um post falando sobre a Lactose e outro sobre os produtos que eu costumo comprar super naturebas e saudáveis.
Beijitos.